Lectio Diária: Eclo 16,16-23.

Hoje a palavra vem nos mostrar a insensatez daqueles que se acham espertos a ponto de fazer pouco caso das coisas de Deus. De fato, muitos acham que basta se arrepender na morte que está salvo e, então, vive uma vida desviada.

Outros ainda pensam que Deus é como um homem, que não pode dar conta de todo o universo, que Ele tem outras coisas mais importantes para fazer do que ficar olhando sua vida, que é um nada diante da imensidão. Isso não passa de um grande engano! De fato somos um grão de areia no deserto, ou um gota de água no oceano, mas o Senhor não deixa escapar os atos de nenhum de seus filhos. Costumo dizer que até mesmo os átomos só fazem o que fazem porque o Senhor permitiu isso. Nada se move sem que o Senhor tenha permitido.

Existem ainda aqueles que até creem que Deus olha para sua vida, mas o chamam de intrometido, porque Ele não tinha nada que está se “metendo” e deveria deixar livre para fazer o que quiser e, no fim, ir para o céu com sua maldade. Triste engano! De fato somos livres para escolher o que queremos, no entanto ninguém está livre das consequências de nossas escolhas. Sejam elas positivas ou negativas.

E porque Deus nos olha do mais alto céus e se inclina para nos ver? (c.f. Salmos 10, 4) Ele o faz porque se importa conosco, porque quer a nossa felicidade, porque nos ama. (c.f. Salmos 102, 13s).

Portanto, não façamos como os insensatos que pensam poder se furtar da presença de Deus, mas acolhamos o nosso Pai celestial, que tanto nos ama. De fato, tudo é mil vezes melhor na presença de Deus, pois o fluir dele é perfeito e tudo acontece no tempo oportuno. Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

Comentários