Lectio Diária: Eclo 13,1-14.


Hoje a lectio nos traz advertências para com os ricos e poderosos. Essas pessoas, em geral, são corruptas por conta da riqueza ou do poder, que faz com que eles achem que tem domínio de tudo. Claro que nem todo rico e poderoso é um corrupto, não podemos generalizar.

Quando convivemos com alguém, algumas características dessa pessoa nós tomamos como nossa, e vice versa. Quando convivemos por muito tempo com pessoas soberbas, podemos nos tornar soberbos. Claro que o nosso modo de agir não está totalmente limitado por quem convivemos, podemos escolher de maneira consciente ser ou não ser do jeito que esta pessoa é. Contudo, se não usamos do pensar e da consciência, a tendência é imitarmos a quem convivemos.

Quantas histórias não ouvimos de ricos que humilham seus amigos pobres? Amizade verdadeira ultrapassa os limites do dinheiro, poder e status. Se você ver que alguém te humilha, não considere mais essa pessoa como amigo, como alguém que você confia. De fato a palavra hoje vem nos dizer que não contemos segredos a essas pessoas, pois elas podem contar a outras pessoas que você não confia.

Não podemos dizer sim de primeira em um convite a uma festa ou comemoração, dizemos não dando alguma desculpa para esperar a insistência do amigo rico. Se você for uma pessoa que vale a pena para ele, certamente insistirá pela sua presença. Em contrapartida, não se afaste muito, é o que diz a palavra, pois poderá ser esquecido. De fato, quem diz sempre não, em momentos futuros o convidante pode pensar: este não vou convidar, já sei que sua resposta é não. Saibamos criar laços, saibamos mostrar o nosso valor.

Portanto, peçamos a Deus o discernimento necessário diante dos poderosos, sejam os governantes, sejam os grandes empresários e banqueiros, principalmente se um destes ou mais de um forem nossos amigos. Saibamos, com a graça de Deus, o nosso valor, nos afastando das falsas amizades que nos fazem de bobos e sendo amigos daqueles que reconhecem o nosso valor. Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

Comentários