Lectio Diária: Eclo 6,18-37.


A lectio de hoje vem nos trazer mais um elemento para que tenhamos sabedoria: a disciplina. Disciplina é você policiar suas próprias ações e executar aquilo que você planejou para si mesmo. Se uma pessoa, por exemplo, decide fazer exercícios físicos todos os dias num determinado horário, executar isso todo dia mesmo que seja penoso é disciplinar o corpo e a mente.

Ontem fui para um retiro onde tivemos uma formação sobre liderar como Jesus. E uma das coisas que o pregador falou foi que muitas vezes nos sabotamos a nós mesmos. Dizemos que vamos fazer algo e não fazemos. Isso faz criar em nossa mente uma concepção errada de nós: que somos mentirosos. Quando decidirmos outra vez fazer algo, nossa mente dirá a nós mesmos que não faremos. Precisamos sair da zona de conforto, que o pregador de ontem deu outro nome: zona de segurança. Todas as pessoas querem ficar seguras, mas na sua segurança elas deixam de ousar, elas deixam de lutar pelos seus sonhos. Preferem viver infelizes num trabalho seguro do que estar na insegurança de um empreendimento próprio.

Quem disciplina a si mesmo, alcançará sabedoria até o fim dos dias. Quando a palavra diz que ela não se manifesta para muitas pessoas, é porque ela não é procurada por muitas pessoas. Como diz Jesus em seu evangelho: quem procura, acha. Quem procura disciplinar seu corpo e mente, vai encontrar sabedoria como resultado.

O escritor sagrado na lectio de hoje que nos mostra que vestir-se de sabedoria é algo pesado, é colocar os pés nos grilhões e o pescoço debaixo de seu jugo. Realmente é muito difícil justamente por causa da disciplina. É muito difícil disciplinar o que é selvagem, indisciplinado. Mas depois que o conseguimos, é júbilo que alcançamos, é glória de Deus, graça eterna. Como diz a palavra, teremos a coroa da alegria.

Por fim, nos é mostrado onde encontrar sabedoria: na palavra de Deus e na palavra dos mais velhos e sábios. É preciso madrugar na porta do sábio, buscando sabedoria como quem busca água depois de passar um dia inteiro sem bebê-la. A sabedoria vai além de nós e para encontrarmos precisamos ir ao encontro dos outros. Costumo pensar que nós nunca deixaremos de ser seres capazes de aprender. O que faz a gente aprender ou não é a nossa abertura ao novo conhecimento.

Ação

Busque fazer algo hoje que você tem protelado

Comentários