Lectio Diária: Eclo 1, 19-29


O que poderia ser uma irritação injusta? Acredito que seja quando nos irritamos por uma situação sem mesmo entender os pormenores da mesma. Sem compreender o que está por trás de tudo o que aconteceu. O ímpeto da paixão é fazer as coisas por impulso, sem pensar, por sentimentalismo. Aquele que não age pelos impulsos mas espera com paciência, segundo a palavra de Deus, alcançará alegria.

O prudente, que não age segundo impulsos, esconde até o momento oportuno o que pensa. Só ele e Deus sabem da situação. De fato, não adianta agir antes do momento, é preciso esperar o tempo certo. E a palavra ainda diz que todos elogiaram a inteligência dessa pessoa. Isso me fez pensar no seriado Prison Break, onde o irmão de um homem muito inteligente é preso injustamente e aquele faz todo um plano onde cada etapa precisa ser executada em tempo oportuno. Se ele agisse de maneira imprudente, será que alcançaria o seu objetivo?

Os versículos vinte e dois a vinte e quatro mostra uma relação entre os provérbios instrutivos e a religião. Quem segue a instrução de Deus, vinda de provérbios e da sabedoria de seus enviados; segue o tesouro da sabedoria. Quem não segue, é um odiador da religião e, portanto, um pecador. Para ter sabedoria, basta observar os mandamentos de Deus e com certeza conseguiremos. Pois os mandamentos nos fazer agir corretamente diante das mais variadas situações da vida e todos quanto olharem de fora perceberão uma atitude diferente diante das tribulações. Além disso, mais um vez é citado o quanto o temor a Deus (inteligência prudente em respeito ao Pai criador de todas as coisas) nos leva à sabedoria e educação. Uma pessoa educada é deleite para quem precisa de ajuda, mesmo que essa pessoa não o possa. Só alcança fidelidade e um coração manso quem tem temor a Deus, pois este leva à sabedoria.

Quem é desobediente diante do temor a Deus, passa por um arredio. E quem finge o que não sente, passa-se por um mentiroso. Quem quiser alcançar o coração de Deus, deve fazê-lo na sua verdade, no que se está vivendo.

A hipocrisia só nos leva ao chão, nos coloca diante dos outros como alguém ruim. Depois de descoberto a dubiedade, a pessoa torna-se vergonha diante de todos. Quem se eleva, acaba sendo humilhado. Por isso é preciso aprender a controlar as palavras, principalmente nos momentos mais difíceis, de tensão.

Deus conhece o coração de todos, Ele sabe se você está ou não sendo verdadeiro. Ele, por ser todo justiça, permitirás que seja humilhado diante de todos aquele que se eleva e não é verdadeiro. Isso acontece porque a pessoa se encheu de falsidade. O temor do Senhor requer um coração verdadeiro. Por isso, todos os que vivem a verdade, buscam a verdade e a amam, vivem o o temor do Senhor e são sábios.

Comentários