Ouvir sem pensar

É verdade que muitas vezes nos expressamos. Gostamos de dizer o que pensamos sobre determinados assuntos. Mas nós estamos escutando e pensando sobre o que os outros dizem, antes de dar aquela velha "respostada" imediata? Ou só queremos dizer, dizer e nada ouvir? Mas espere: como posso querer que os outros me escutem, e eu mesmo não escuto ninguém? Isso não é contraditório? Hipocrisia, no mínimo?
Nos mais diversos círculos sociais, percebemos um ou outro que não gosta de ser contrariado. Como se naquele momento a pessoa que é contrariada criasse uma rixa de inimizade com quem contraria. E aí a discussão rola solta, e ninguém se entende. Chega a um ponto que alguém precisa intervir, dizer um "ta bom". Ou mesmo um dos lados, de tão irritado e triste com o outro, precisa silenciar. De fato, a melhor resposta que podemos dar a alguém que só quer vencer conversa é o nosso silêncio.
Por isso, amigos de fé, tenhamos cuidado em nossas conversas. Caso percebamos estar numa situação dessas, que silenciemos. Não importa se o outro achar que "ganhou a conversa". Nunca existe um lado vitorioso em um guerra, pois ambos estão sofrendo perdas irreparáveis.
Abraço, galera, fé em atitude a todos!

Comentários