O mal que machuca o mundo: as ideologias

Na noite de domingo para segunda do dia 25 para o dia 26 de setembro, tive um pesadelo muito estranho e precisei refletir bastante antes de compartilha-lo com vocês. Primeiro vou narrar o sonho tal qual me lembro e depois vou esmiuçar, de acordo com a palavra de Deus e com o que o Espírito de Deus nos inspira, o significado.
O tal pesado
Estava eu numa rua escura, o tempo também não parecia muto bom. Me recordo, em flashs, de carros parecidos com os do ronda do quarteirão, com a diferença da pintura, que estava mais para bope (Batalhão de Operações Especiais), preto com cinza, e o brazão com os seguintes dizeres: "Anarquia cristã". Pelos telejornais, viamos cenas terriveis dessas pessoas saindo a matar todo mundo.
Até o exército entrou na parada, e começou uma guerra armada entre essa ideologia e o governo.
O pesadelo acabou com um grupo de jovens, também fanáticos desta tal anarquia, que carregavam armas brancas, que vinham em nossa direção (minha e da minha irmã). Entramos dentro de casa, o medo tomou conta, minha irmã me abraçava forte, nós estávamos de joelhos e eles entraram na casa. Uma menina chega até o quarto, onde estávamos, e joga uma lamina na minha testa, ai eu acordo. Não preciso dizer que o sonho era muito real, cheio de detalhes.
Explicações necessárias que vem do Evangelho
A primeira coisa que pensei quando acordei foi "aviso de Deus, ou pesadelo maluco"?
Daí começamos a refletir, e nos lembramos dessas duas passagens abaixo:
"Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas." (II Timóteo 4, 3s) e “Guardai-vos dos falso profetas, que vêm a vós vestidos de cordeiros mas por dentro são lobos vorazes” (Mt. 7,15).
Pessoas que, com más intenções no coração, chegam ao povo simples dizendo que é de Deus, e, inclusive, vem pregando a boa nova de Cristo, mas no fundo querem ganhar "massa". Mas ganhar "massa" pra quê?
Bom, isso é difícil de saber. Alguns querem dinheiro, outros... Lembramos-nos daquela horrível reportagem, que vi certa vez na teve, de uma gama de pessoas que se mataram nos EUA porque acreditaram nas falsas palavras de um assassino que disse que era necessário fazer aquilo para que se cumprisse o que ele "previa"... E o tal "profeta" ainda saiu do local ileso.
Qual o motivo? Porque pregar o evangelho de Cristo? Qual a intenção do coração humano? Satanás usou a palavra de Deus contra o próprio Deus (veja Mt 4,1-11), é de se esperar que as pessoas também tivessem capacidade de usar o evangelho para o mal, ou mesmo benefício próprio.

Anarquia cristã
Por um bom tempo ficamos pensando no que significava essa denominação. A princípio pesquisamos sobre o que era uma anarquia. Simplesmente os caras acreditam que existe um jeito de controlar uma nação que não tenha governo, ou seja, eliminar qualquer tipo de governo de um país é o lema deles.
Eles dizem que isso não é sinônimo de caos, mas vejam bem: o que acontece numa sala onde não há um pivô para direcionar as pessoas em seus afazeres? Todo mundo faz o que quer e quando quer. Qual o problema de todo mundo fazer o que bem entende? É que muitos iriam parar de trabalhar, outros passariam a ter uma espécie de sobrevida, e existiria até aqueles que matariam por qualquer coisa (inclusive para instaurar suas ideologias, remetendo ao sonho...). Presas ao seu próprio ego, elas seriam como escravas de si mesmas (já escrevemos uma formação falando sobre isso: Escravos do século XXI).
Fico pensando, anarquia é como colocar crianças no meio de uma floresta selvagem, sem seus pais, seus pivôs, para direcionam a criança para o caminho correto. E se o mundo é do jeito que é tendo pais, imagina sem...
Mas agora vem a pergunta séria: onde entra o cristã? Para que existisse tal denominação, deveria juntar a definição de anarquia com a definição de um Deus que se fez homem e que não quis "governos"... Ou seja, usar o nome de Deus para justificar suas ações cruentas e sem noção.

Não preciso de ideologia pra viver!
Já compartilhamos convosco um vídeo do pe. Paulo Ricardo, em que ele define muito bem essa questão de ideologia (vejam em Homossexualismo e ideologia gay).
Ou seja, uns poucos querem que a grande maioria tomem aderência às suas ideias, maior parte das vezes erradas, e manipulam as pessoas para serem como eles...
Gente, não sei se meu pesadelo é profecia ou algo do tipo, mas acho que de profecia ele não tem nada! Porque já existem pessoas ao nosso redor querendo nos tirar de Deus...
Cara, sério mesmo, nossas metas não devem ficar aqui, porque é pouco!
É mínimo!
E uma ideologia não é eterna, só Deus é eterno!
O melhor mesmo é estar em Cristo Jesus e viver o que é mais de uma ideologia, é um corpo, um templo, formado por homens e mulheres de bem que procuram o bem.

Abraço galera!
Fé em atitude pra vocês!!!
---
Leia também: A pior das ideologias: a cristã

Comentários