"Toques" para interpretação bíblica

Galera, é o seguinte, esse mês é dedicado à bíblia, então vou dar um "pause" no Vivendo a vocação e falar um pouco sobre como podemos ler legal e entender de uma forma interessante o que Deus vem nos dizer através de Sua palavra, beleza?
Tipos de interpretação
Existem três formas diferentes de interpretar a bíblia, saca só:
  1. Ao pé da letra: é entender o que está escrito, do jeito que está escrito.
  2. Teologicamente: É entender a palavra através de um estudo teológico (ciência da fé católica, universal), visando também ligar o contexto, valores e costumes da época em que o livro bíblico foi escrito.
  3. Interpretação pessoal: levamos em conta o que a passagem significa na nossa vida, de acordo com tudo o que estamos vivendo.
Dicas para não ficar boiando:
  1. Nunca interprete um único versículo bíblico como se fosse uma verdade universal. A bíblia é uma grande rede em quê cada trecho pode ter (e muitas vezes terá) um complemento em outro livro bíblico ou mesmo no contexto em que aquele livro foi escrito. Você pode, por exemplo, encontrar uma passagem falando sobre a atração da ira de Deus por causa da adoração de imagens (II Crônicas 24,18) e outro falando que Deus mandou fazer a imagem de uma serpente (prefiguração de Cristo crucificado) em uma haste para que o povo fosse curado ao olhar para ela (Números 21,8).
  2. Caso você encontre algo que não entenda, nunca hesite em pedir ajuda a alguém com mais experiência. Sempre é bom partilhar a palavra, afinal "duas cabeças pensam melhor que uma" e, muito além disso, "Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles." (Mateus 18, 20). E o que é a Palavra senão o próprio Deus e Senhor (João 1,1)?
  3. Pratique! Um bom desenvolvimento, seja lá do que for, precisa de prática. Eu recomendo ler todos os dias a liturgia diária, pois ela sempre trás passagens bíblicas que estão ligadas uma a outra, trazendo o mesmo tema. A liturgia diária me ajudou pra caramba, e eu acredito que vai ajudar todos vocês também.
  4. Faça uma oração chamando o Espírito Santo para te ajudar na leitura e no entendimento da palavra. Afinal quem melhor para explicar senão Aquele que a escreveu usando dos profetas? Eu sempre faço esta oração: Senhor, da-nos o discernimento de entender a Tua palavra segundo a Vossa verdade, a docilidade de coloca-las em nossos corações e em nossas mentes e a força, a coragem e a determinação de pratica-las no nosso dia a dia. Amém.
Acho que basicamente é isso dai galera.
Espero seu comentário dando alguma sugestão.
Caso eu aprenda algo mais, posto aqui!
Um abraço!
Deus nos guie no entendimento da Palavra!
Valeu!

Link externo para estudo:
Dica: Veja uma página por dia e você poderá terminar em um pouco mais de 2 meses.

Comentários