Vivendo a vocação: Definição

Vocação vem do latim vocatio, ou vocare, que significa chamado. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra, a fazer algo à alguma coisa. Antigamente este termo significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para medicina, música, artes, etc.. Depois ele foi adquirindo um significado religioso, passando a designar o chamado de Deus. Vocação sempre indica um chamado. E quem chama sempre deseja alguma resposta da pessoa a quem chama.
(Introdução vocacional, encontro vocacional na comunidade Cristo Ressuscitado. Fortaleza, dia 21 de abril de 2010)

Sendo Deus a própria verdade e a própria palavra (João 1, 1.14, 6), podemos dizer com certeza que nossa missão neste mundo, seja vender um cachorro quente na praça do centro da cidade, ou salvar vidas como cirurgião médico, ou ser um religioso, mais profundamente um padre (que está ligado ao sacramento da ordem), ou mesmo o casamento é chamado de Deus, é vocação. Pois Deus é tudo em todos (I Coríntios 15, 28).

Nisto podemos tirar a conclusão que vocação é tudo aquilo que podemos fazer de bom na vida, tudo que podemos fazer para gerar frutos para serem relançados na terra fértil. O bom homem, a boa mulher, não será aquele(a) que enterrou seus dons para não serem encontrados, mas sim aquele que trabalha encima deles e multiplica (Mateus 25, 13-30). Afinal, porque Deus nos daria algo que fosse para ser estragado? Deus paga pra ver nosso crescimento espiritual, familiar, em comunidade, em sociedade e até o profissional (Mateus 17, 22-27 e Mateus 25, 13-30).
P.S.: Sobre as duas ultimas citações de leituras bíblicas, Deus paga a moeda (talentos) por nós e para nós.

Bom, com essa já é a segunda postagem! Qualquer coisa, clica no marcador abaixo cujo o título é Vivendo a vocação, daí aparecerá todas as postagens dessa matéria.

Tamu junto galera, até próxima sexta.

Comentários