15 razões pelas quais não deixo de ser católico

Atualizado em 04/06/2010 às 16:46
Olha só o que eu encontrei na internet enquanto procurava conteúdo para escrever esta postagem:
15 razoes porque deixei de ser católico romano.

Graças a Deus que, para cada ataque a nossa amada Igreja, o Paráclito nos dá uma nova resposta (Marcos 13, 11; Apocalipse 21, 5; João 15,26-16,4a). Assim, nós escrevemos uma resposta para cada absurdo dito por este ex-padre:
Confissões de um Ex-padre.
15 razoes porque deixei de ser católico romano:
  • Resposta: 15 razões pelas quais não deixo de ser católico:
1- Porque Jesus disse "Examinai as Escrituras porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam” (João 5:39). Se é pelo intermédio das Escrituras e mediante os ensinos de Jesus que “uma vez aceitando-O alcançamos a salvação” exclui-se, portanto que seja pela igreja católica.
  • Resposta: Porque o próprio Jesus disse em Mateus 16, 18: E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. É muito fácil entender isso quando se lê I Coríntios 12. A Igreja é o corpo de Cristo, onde Cristo é a cabeça. Como a salvação não está no corpo, se ele faz parte da cabeça, assim como a cabeça está nele?
2 Não sou católico romano porque sendo a religião cristã fundada por Cristo, foi durante 200 anos divulgada sem modificações nem acréscimos, mas dali pra cá surgiram novas doutrinas, falsificações, e toda a sorte de cerimônias estranhas ao Novo Testamento, que foram discutidas em concílios e aprovadas por homens, daí nascendo a Igreja Católica Romana. “Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviam mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente” (Romanos 1:25).
  • Resposta: O próprio Cristo disse em João 16, 7-13, que após a ida Dele viria o Paráclito, que nos ensinaria tudo o que Ele não nos ensinou. Negar os atos dos apóstolos é negar os Evangelhos de Cristo, e assim a própria pessoa de Cristo...
3- Não sou Católico Romano, porque atendendo ao pedido de Jesus no que Ele diz examinai as Escrituras, isso tenho feito e nunca encontrei nos livros sagrados do Novo Testamento o “Ofício da Missa”. A razão porque não encontrei, é que foi composto pelo = Papa Gregório I uns 600 anos depois de Cristo.
  • Resposta: (Idem Paráclito). Nota: Toda a missa é baseada na bíblia, assim como todo o Catecismo da Igreja Católica.
4 Não sou Católico Romano, porque não encontrei uma passagem no novo testamento que mostre algum dos apóstolos diante do altar incensando imagens. A razão porque não encontrei, é que o culto das imagens foi decretado pelo = 2.º Concilio de Nicéia 787 depois de Cristo.
  • Resposta: (Idem Paráclito), aliás, leia a parte onde Salomão mandou construir querubins para o templo (I Reis 6, 23-29). É proibido mesmo colocar imagens em um templo? Poupe-nos...
5 Não sou Católico Romano, porque não encontrei no Novo Testamento um só trecho que fale de ter havido na Igreja primitiva alguma procissão eucarística. A razão porque não encontrei, é que começou em = 1360 anos depois de Cristo.
  • Resposta: (Idem Paráclito), aliás, leia João 6, 35-51, que fala claramente sobre a eucaristia, não com esse nome, porque foi inspiração do Espírito Santo, mas como "o Pão que desceu do céu".
6- Não sou Católico Romano, porque não encontrei um versículo qualquer na Bíblia que recomende o uso do rosário. A razão porque não encontrei, é que = apareceu com o Pedro Eremita em 1090 depois de Cristo.
  • Resposta: (Idem Paráclito), aliás, olhando para a história do rosário, vai perceber que as contas foram criadas pelos monges para não se perderem nas longas orações. Rezar o rosário é um dos maiores atos de humildade, pois é você reconhecer diante de Deus seus limites até mesmo na hora de rezar, não porque Ele não nos escuta, mas porque nós não nos escutamos na hora de falar com Ele.
7- Não sou Católico Romano, porque não encontrei na Bíblia Sagrada um só mandamento que proíba o casamento dos ministros da religião. A razão porque não encontrei, é que foi proibido pelo = Papa Gregório VII em 1074 depois de Cristo.
  • Resposta: (Idem Paráclito) Como você pode sustentar duas esposas? Quando um homem se torna sacerdote, ele se casa com a Igreja, com o corpo de Cristo, aliás, ele se configura a Cristo cabeça. Tente entender: como um homem iria se casar com uma mulher e com a igreja? Ou ele se preocuparia mais com o seu matrimônio e deixaria de lado a ordem, ou vice versa. As preocupações familiares (filhos, casas, contas pra pagar, dívidas, entre outros) lhe impediriam de ser sacerdote, assim como as preocupações de sacerdote (missas, encontros pastorais, coordenação, confissões, e tantos outros afazeres de um padre) lhe impediriam de dar atenção a mulher e a filhos. É uma questão de discernimento. Nota: Além disso, o ministro da eucaristia, se você não conhece, pode se casar, só não celebra a missa.
8 Não sou Católico Romano porque não encontrei nas Escrituras Sagradas a palavra “Purgatório”. A razão porque não encontrei, é que não existe e só foi promulgado = pelo concílio de Trento, em 1563 depois de Cristo. Antes desta data não havia nenhuma alma no purgatório, pois não havia sido criado pelo Papa.
  • Resposta: (Idem Paráclito). É bem fácil entender, quando Cristo fala para Pedro: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Tudo o que o Papa ligar na terra, será ligado nos céus e tudo o que ele desligar será desligado, simples. Lembrando que um concílio não é algo que dura dois ou três dias, dura meses ou até anos, para que a resposta dada em cada um seja de fato vinda do Paráclito. Além disso em toda a história da Igreja houve apenas 21 concílios...
9 Não sou Católico Romano porque não encontrei uma só passagem no Novo Testamento que mostre algum ministro de Deus aspergindo água benta no caixão de um morto e fazendo-lhe recomendação. A razão porque não encontrei, é que = foi criado pela Igreja Católica, a fabricação da água benta apareceu 1000 anos depois de Cristo.
  • Resposta: (Idem Paráclito). Se eu digo que, quando chover, tudo vai ficar molhado, você contestaria? Assim é com as revelações vindas do Espírito Santo, elas sempre vem acompanhadas de uma confirmação (chão molhado).
10 Não sou Católico Romano porque não encontrei na Palavra de Deus que se deve orar e render culto aos Santos e aos Anjos. A razão porque encontrei, é que = foi criado pela Igreja no ano 788 depois de Cristo. E o culto das imagens foi decretado pelo 2º Concilio de Nicéia em 787 depois de Cristo.
  • Resposta: Olhar para uma imagem e ser curado (Números 21, 8) não é o suficiente para crer na veneração dos santos? Alias, estude os milagres dos santos a fundo. A Igreja não santifica qualquer um, existe todo um estudo e trabalho, mas você não está no vaticano né? Uma coisa é olharmos os trabalhos dos outros e dizer que é fácil, outra coisa é olhar para o nosso trabalho e dizer que é difícil... Além do mais, santo que é santo foi escolhido por Deus, a Igreja apenas reconheceu sua santidade...
11 Não sou Católico Romano, porque não encontrei nas Escrituras Sagradas que entre Deus e os homens há outro mediador e intercessor fora de Jesus Cristo (I Tim 2:5)
  • Resposta: Que história é essa? Agora estamos separando a pessoa de Jesus do seu Pai, que é o próprio Deus (João 14, 10)? Os santos intercedem a Cristo(a Deus, ao Espírito Santo, como queiram chamar) por nós, e, além disso, o próprio Cristo nos ensinou a pedir ao Pai tudo o que nos é necessário (Lucas 11, 9-13) em nome Dele (João 14, 14). Não posso eu pedir pelo meu próximo?
12 Não sou Católico Romano porque não encontrei na Bíblia Sagrada a ”confissão auricular”. A razão porque não encontrei, é que = foi estabelecida como doutrina pelo 4º concilio de Latrão Roma em 1215 depois de Cristo.
  • Resposta: (Idem Paráclito). O sacerdode, como já disse, casa-se com a Igreja (corpo), incorporando-se à Cristo cabeça. Como Deus não pode perdoar os pecados através do padre, se ele está em Cristo (João 15, 4)? Isso me faz lembrar mais uma vez que a salvação está no corpo de Cristo (Igreja) que Ele mesmo criou e é única (minha, e não minhas, como está lá em Mateus 16, 18).
13 Não sou Católico Romano porque não encontrei na Escrituras Sagradas a “Transubstanciação” doutrina da hóstia transformada no corpo de Cristo (osso, carne, nervos, unhas, cabelos, sangue, espírito e divindade). A razão porque não encontrei, é que = esta inovação foi criada no concilio de Latão em 1215 depois de Cristo.
  • Resposta: (Idem Paráclito, idem item 5)
14 Não sou Católico Romano porque a Bíblia diz que “se alguém ouvir as palavras deste livro vivera, mas se alguém lhe acrescentar mais alguma coisa. Deus lhe fará vir sobre eles as pragas escritas neste livro. E se alguém “Tirar quaisquer palavra do livro desta profecia, Deus lhe tirara a sua parte da arvore da vida e da cidade Santa." (Apocalipse 22:18,19).
  • Resposta: Vá numa livraria católica e compre uma bíblia. Mesmo que você vá queimá-la, antes, me mande um email dizendo o que a Igreja Católica acrescentou à bíblia, ao contrário, ela que reuniu esse livro tão maravilhoso, pois antes os textos considerados sagrados eram guardados, de forma separada, em grandes bibliotecas (na verdade bíblia significa "coleção de livros"). O que você pode me dizer é sobre os livros que foram tirados por Lutero porque ele não os achou importantes...
15 Não sou Católico Romano, porque disse Jesus em Apocalipse “sai dela povo Meu para que não sejas participante dos seus pecados e não tomes partes nas suas pragas” (Apoc. 18:4).
  • Resposta: Ao ler esse capítulo 18 do minucioso livro do Apocalipse de São João, percebe-se que ele fala da cidade de Babilônia, que era contra os profetas e santos. Agora é hora de perguntar: Quem está sendo de fato, hoje, contra os profetas e santos? Só termino esse item quinze dizendo uma coisa: Não se pode julgar um livro por uma única frase que se leia dele, mas pelo todo... Principalmente quando se trata da bíblia, onde possuem textos densos e que precisam de anos de estudos e contextos para um bom entendimento.
P.S.: Aos leitores inteligentes basta entender um pouquinho para saber onde está a verdade. Para cada ataque a nossa amada Igreja, o Paráclito nos dá uma nova resposta (Apocalipse 21, 5; Mateus 16, 18; João 15,26-16,4a; detalhe: essa parte do Evangelho segundo João é bem sugestiva quando fala daqueles que perseguirão os fieis em Cristo, achando estar prestando culto a Deus).
P.S.s.: Estas respostas enviei por email para o site onde encontrei o texto. As notas em vermelho foram respostas acrescentadas na hora de revisa-lo para por no blog.

Conclusão

Pois é galera, um simples mal entendido gera uma confusão medonha...
Mas posso dizer com toda a certeza que o Senhor me deu: para cada razão que possa a vir existir de não ser católico existirá, por trás dela, infinitas razões para o ser.
Abraço a todos que leram esta postagem, Deus os abençoe!

Links relacionados:
PROTESTANTE PENTECOSTAL LISTA 15 MOTIVOS PARA NÃO SER CATÓLICO VEJA RESPOSTA!

Comentários