Amigos


Eu poderia chegar aqui e escrever tudo sobre amigos: que são legais, que nos ajudam sempre, e que, por mais que sejamos antissociais, não nos faltam.

Mas não é bem por aí. Essas semanas estive refletindo sobre muitas coisas e, ao pensar sobre meus amigos, percebi que "amigo" é muito mais do que eu pensava que fosse...

Já imaginou se, depois de ser assaltado e estando no centro da cidade, você encontrasse "um qualquer" que lhe desse trocados para voltar à sua casa? Ele é um amigo.

Ou mesmo se, depois de passar por um sufoco com uma dívida, aquele cara que você mais odeia pagasse por você ao seu credor? Ele é um amigo.

Ou até se, cabisbaixo, você não tivesse vontade de fazer mais nada, por se sentir um fracasso, e o seu Zé da esquina, que ti vende pão, ti dissesse palavras tão sábias que o encorajasse a continuar firme nos caminhos tortuosos da vida? Ele é seu amigo.

Amigo tem a ver com quem está do nosso lado, mas tem mais a ver com quem se preocupa. Tem mais a ver com quem olha para nós, árvores sem folhas, nem flores, nem frutos, e ainda sim enxerga uma utilidade.

Então pense: Você é amigo? Você tem amigos? A verdade é bem mais dura, mas tranquilizadora, do que se pode imaginar.

Comentários