Lectio Divina (Eclo 26,1-18): mulher e homem que se relacionam amorosamente (parte 2)


Continuando na passagem de ontem, o autor sagrado passa a mostrar características sobre a mulher do bem. 

A mulher virtuosa trás alegria ao coração, multiplicando os dias de seu marido. Contudo, creio que um homem virtuoso também trás alegria ao coração de uma mulher. Esta passagem bíblica onde o autor sagrado trás a figura da mulher, pode ser perfeitamente atribuídas também ao homem.

O autor também nos mostra que existem quatro coisas que lhe desagrada: calúnia espalhada pela cidade, revolta do povo, acusação falsa e mulher ciumenta de uma rival, que possui a praga da língua. Segundo ele, a pior delas é a última. Calúnia e acusação falsa são praticamente a mesma coisa. De fato, quem já foi caluniado sabe o quanto é ruim saber que estão espalhando uma mentira de você. Revolta do povo pode acabar em machucar alguém fisicamente ou, pior, ceifar uma vida. A mulher que fofoca, ou o homem que fofoca, isso também são males que podem trazer a ruína da própria pessoa que fala. Quem verá com bons olhos a quem fala tudo o que vem na cabeça, sem pensar? O ciumes pode causar grandes brigas se não for bem administrado. É natural do ser humano sentir ciumes, mas ele precisa ser domado, assim como todos os nossos animais interiores.

Depois, o autor fala sobre a mulher impetuosa. mostra o quanto ela pode causar vergonha à família. Claro que um homem impetuoso causa bastante falatório também, mas a mulher tem uma graciosidade de berço, por isso em nossa cultura, desde os tempos remotos, é visto com maus olhos. Na verdade, particularmente não vejo com bons olhos uma pessoa, independente de gênero, que bebe demais a ponto de perder o controle, que faz tudo o que vem na cabeça, magoando todos em volta. Apenas devemos rezar por essas pessoas, para que o Senhor tranquilize o coração delas. E se somos assim, precisamos pedir a Deus a graça da tranquilidade de coração, para que façamos tudo de maneia pensada.

Por fim, o autor sagrado encerra o texto, mostrando a felicidade que é de um homem ter uma mulher graciosa, bem educada, modesta. Ele ainda eleva a beleza feminina, de um corpo que é bem cuidado pela mulher. Outrossim podemos falar também do homem gracioso, bem educado e modesto. Homem que cuida do corpo como templo do Espírito Santo.

Peçamos a Deus esta graça de sermos homens e mulheres que buscam a tranquilidade de coração, a graciosidade, o cuidado com o nosso corpo, que é templo do Espírito Santo. Que sejamos homens e mulheres de virtude. Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.
0