Lectio Divina (Eclo 34, 13-17): Confiança em Deus e seus frutos


Hoje a lectio é um mover de esperança, mostrando os frutos de quem confia no Senhor.

O espírito daqueles que temem o Senhor viverá, pois sua confiança está nas mãos de quem pode salvá-los, diz o autor sagrado. De fato, quem como Deus? Quem maior do que Deus para cuidar de nós? Mas o Senhor nosso Pai não adentra nossas vidas se não quisermos, pois Ele mesmo nos deu livre arbítrio. Porém, se nós o convidamos, grandes coisas acontecerão.

Quem teme ao Senhor não teme mais nada. Pois sua confiança está no Pai, que tudo pode. Diante da tribulação, das batalhas diárias, é o Senhor quem cuida de nós e nos faz crescer. Afinal, quem é maior: Deus ou nossos problemas?

No versículo 16, o autor sagrado enumera algumas graças em nossas vidas quando confiamos no Senhor. Quem ama a Deus recebe seus cuidados, seu carinho. A vida é transformada. O Pai é um escudo poderoso, um sustentáculo forte, que protege das intempéries da vida. Além disso, nos protege dos obstáculos e nos soergue diante das quedas.

Certa vez eu fui deslocar uma mesa de pedra e ela virou por cima de mim. Fiquei segurando com toda a força, preso ali. Gritei por socorro e meu pai venho logo levantar e me livrar daquele troço pesado cair nos meus pés. Se nosso pai humano cuida de nós e faz tudo que está em seu alcance por nós, imagina nosso Pai Celestial. O que Ele não faria por nós se nós permitimos que Ele esteja conosco e pedimos sua presença?

No último versículo, o autor ainda fala sobre que o Senhor eleva a alma, ilumina os olhos, concede saúde, vida e bênção. Elevar a alma significa dar alegria, renovar o ânimo. Observemos a vida e procuremos todas as vezes que o Senhor nos alegrou quando estávamos tristes e nos guiou a um novo rumo. Iluminar os olhos deve significar mostrar a verdade. O Senhor não nos omite as verdades que precisamos saber de nossas vidas. Jesus mesmo fala isso em Mateus 13, 10s, mostrando que aos seus amigos é dado a conhecer o significado das parábolas. Além disso, saúde, vida e bênçãos é o que o Senhor tem para nós. Claro que com serviço, com luta, com a nossa cruz, como diz Jesus em Mateus 16, 24.

Peçamos a Deus a graça de estar sempre em sua presença, sendo guiados pelo Seu Espírito de amor, para que em todas as nossas batalhas o Senhor esteja conosco e a vitória seja certa. Quem como Deus? Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

Comentários