Lectio Divina (Eclo 39, 6-11): Viver a palavra


A lectio de hoje é uma continuação da Lectio anterior.

Segundo o autor sagrado, se for da vontade de Deus, aquele que passa a palavra de Deus adiante ficará repleto do espírito de inteligência, fazendo chover palavras de sabedoria e agradecendo a Deus por tal dom. De fato, aprofundar-se na palavra de Deus com um coração aberto que anseia o Senhor faz-nos ser mais sábios, pois a palavra de Deus é verdade e vida. Ela mesma que pairou sobre as águas e fez criar tudo o que existe, como é descrito no começo do Evangelho de Jesus segundo João. Além disso, podemos ver a ênfase da vontade de Deus. Se é vontade de Deus, tudo corrobora para que aconteça.

Aquele que está conectado a Deus é dirigido por Ele em conselhos e ciência. Nisso, o escriba, aquele que passa a palavra de Deus, medita profundamente aquilo que o Espírito Santo lhe inspira. De fato, não há melhor conselheiro do que o Senhor, não há maior pai a nos ensinar que o nosso Pai Celeste. Nele se encontra toda sabedoria, toda a ciência, toda a graça, todo o amor. Sim, o amor. Ele é o próprio amor e não há como amar alguém verdadeiramente se não for com um amor do alto.

Uma pessoa que está enraizada na palavra de Deus é como um luzeiro que leva a vontade do Pai por onde for. Mais do que enxergar como uma necessidade ler, meditar e passar adiante a palavra de Deus, é preciso querer, no fundo de nossos corações, nos aprofundar na palavra do Senhor.

O autor mostra como um princípio eterno o resultado de viver na palavra de Deus, de incrustar a própria vida ao sopro do Pai que tudo cria. O resultado é ser considerado, é não ser esquecido. O resultado é ganhar amor, viver no amor e perpetuar esse amor. Não pelo própria força, mas pela do alto.

De geração em geração será falada dessa sabedoria. Tudo o que é de Deus, permanece, persevera e não morre nunca. Um projeto de Deus é um sonho que o Pai sonha para a vida, para a história. E como cristãos, não sonhamos sozinhos, mas temos os nossos irmãos em Cristo para partilhar e até mesmo contar com essas pessoas. Claro que nem sempre encontramos esse apoio, mas o Senhor sabe quem são os da direita e os da esquerda e clamemos a Deus que nos converta, para que estejamos um dia no céu.

Se viver por muito tempo, aquele que guarda a palavra de Deus será mais memorável ainda. No dia que o Senhor o chamar desta terra, bastará, pois terá feito tudo o que o Senhor havia planejado para a sua vida.

Peçamos a Deus a graça do recomeço, de buscar ardentemente Sua palavra. Não pelos méritos que conseguiremos disto, mas pela glória do Pai que se manifestará no cumprimento de Sua preciosa vontade em nossas vidas. Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

Comentários