Lectio Divina (Eclo 38, 1-8): A ciência, a medicina e Deus


Hoje a palavra de Deus vem nos falar sobre a medicina.

Devemos honrar os médicos, pois eles foram também criados pelo Senhor. Tudo o que existe é pelas mãos do altíssimo e até mesmo as coisas ruins só existem porque Deus permitiu, porque faz parte do Seu plano de salvação. O Senhor não permite o mal porque ele é mal, pelo contrário. Ele o permite porque é todo amor e nos deixa livres para escolher o nosso caminho.

Ao mesmo tempo, nosso Pai amado nos dá as condições para sermos curados. Sim, de Deus vem a cura, que usa o médico como instrumento Dele.

A ciência do médico o faz levantar a cabeça e ser admirado, mas ela vem de Deus. Toda a ciência vem de Deus. Afinal, a ciência não busca compreender as coisas do universo? Hora, Deus criou o universo, portanto, a ciência foi criada pelo Senhor para nos dar condições de entender a criação, tendo em vista que somos imagem e semelhança de Deus.

Até os remédios são tirados da terra, também criação de Deus. Mesmo os feitos em laboratório, tiveram uma matéria prima que foi transformada até chegar ao medicamento. Deus nos deu ciência para que evoluíssemos nossa tecnologia para aumentar nossa qualidade de vida, pois o Senhor quer vida para nós e vida em abundância (c.f. Jo 10, 10).

Foi para manifestar o poder do altíssimo que a água é adoçada com um pedaço de madeira. Acredito que o autor sagrado está falando sobre o chá, que são remédios naturais que nos ajudam a melhorar de determinadas enfermidades.

Deus nos deu ciência para que glorificaremos o Senhor. Sim, é preciso contemplar a mão de Deus nas maravilhas que o homem faz, pois foi feito pelo poder que Deus deu aos homens. Foi o Pai quem nos dotou de ciência, de inteligência, de sabedoria, ao longo dos séculos para que nós crescêssemos neste pontinho azul chamado Terra.

Com a ciência o médico cura e elimina a dor do paciente, e o farmacêutico prepara os remédios a partir da natureza. Tudo por permissão e bondade divina. E ainda perdemos tempo dizendo que somos limitados. Limitados de onde? Deus nos deu o Espírito Santo, que nos faz alçar voos seguros que podemos medir.

É por causa dessa ciência que as obras de Deus não tem fim e Dele vem todo o bem estar da Terra. Se fôssemos limitados, a obra de Deus em nós também seria limitada e não contemplaríamos ou mesmo louvaríamos ao Senhor pelo seu poder. Talvez fôssemos animais irracionais, que teriam de louvar a Deus como as pedras louvam. Mas não, Deus quis que fôssemos abençoados com inteligência para honra e glória Dele. Tudo é sobre Deus, sobre a vontade de Deus no universo.

Peçamos a Deus a graça de não desprezarmos nossos médicos, nem mesmo a ciência, para que vivamos em abundância segundo Sua preciosa vontade. Louvado seja o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

Comentários