Lectio Diária: Eclo 9,17-10,5

A palavra de hoje é muito propícia ao tempo atual em que nosso país passa, onde tanta corrupção invade os corações da pessoas, que se aproveitam de seus altos cargos e roubam o que podem.

Tanto o artesão, quanto o presidente de um país; ambos terão bons frutos que serão elogiados se seu trabalho por pautado na sabedoria. Não sabedoria humana, onde um quer enganar o outro. Mas sabedoria divina, que luta pela dignidade das pessoas. igualdade não é o mesmo que dignidade, como algumas ideologias supõe. Um país pode distribuir igualmente suas rendas, e isso não trará dignidade ao povo, pois o país se afundará, sem capital, e o povo nada mais terá.

Assim a palavra de hoje nos fala que um governante sem instrução só arruína o seu povo, mas um governante instruído, sábio, poderá reerguer uma nação. Veja que não estamos livres da culpa do que acontece em nosso país. A palavra de Deus nos mostra isso na capítulo 10, versículo 2, quando fala que a mesma atitude do governante, é a dos ministros, é a do povo. Os governante que temos são um puro resultado de como nós temos agido.

Por isso, que nós possamos, à luz da palavra de Deus, pautar nossas ações e ser prudente, vivendo de maneira justa para com todos. A melhor maneira de extirpar a corrupção do nosso país é arrancando-a de nosso interior.

Comentários