Preconceito

Atualizado em 27/02/2010, às 12:48
O pior preconceito é quando não nos aceitamos como somos

Depois de minha irmã me dizer sobre umas conversas, que ela teve com umas amigas, no colégio em que ela estuda, resolvi escrever esta postagem. O motivo principal é preconceito: fico tão indignado, de certo modo, por ver que no meio do século XXI agente ainda não sabe o que é... Ou pior, confundimos o real sentido dele com um preconceitinho cheio de heroísmos e mentiras.

Preconceito e seu conceito
Segundo o dicionário online Priberam, preconceito é:
  1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial;
  2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos;
  3. Estado de abusão, de cegueira moral.
  4. Superstição.
Observando de forma geral, é exatamente uma espécie de opinião que ainda não foi totalmente formada, que lhe falta apoio moral, ético, cívico e natural.

O que a Biologia fala sobre?
Na parte de imunologia, rege essa ciência:
Anticorpos (Ac), imunoglobulinas (Ig) ou gamaglobulinas, são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo (imunidade humoral). Depois que o sistema imunológico entra em contato com um antígeno (proveniente de bactérias, fungos, etc.), são produzidos anticorpos específicos contra ele.>>
Perceba uma coisa: os anticorpos não atacam ao próprio corpo (fazem defesa humoral), com exceção de alguma doença rara que possa existir.

O que a Bíblia fala sobre?
No livro de Eclesiástico 4, 23-36, encontramos de forma clara o que é o preconceito. Veja o que diz o versículo 26-28:
Não tenhas preconceito contra ti mesmo e também a ti mesmo não enganes. Não receies acudir a teu próximo em sua queda e não retenhas a palavra no momento oportuno, * { nem escondas a sabedoria por respeito humano. }
Vejam como isso é grandioso! Como podemos aceitar o nosso próximo, não ter preconceito para com ele, se nós o temos conosco? Se não nos aceitamos como somos? Se não nos aceitamos porque somos homem, ou porque somos mulher? Ou a mais antiga forma de preconceito: porque somos de outra nação?

Conclusão
O pior preconceito é quando não nos aceitamos como somos e procuramos meios paliativos para nos deformar, só porque o mundo rege que devemos fazer "assim ou assado", que você tem que se adequar a feiúra que eles pregam. Quem não se aceita a si mesmo, quanto mais aceitará os outros.

Você foi feito único, meu amigo, minha amiga, mas muitas pessoas do mundo tem inveja disso e vão querer que você seja um igual qualquer. E se você infelizmente caiu na conversa de "ser diferente", não se preocupe, ainda há tempo de mudar, ainda há tempo de ser você mesmo, porque ser diferente é ser você, como você é, como você nasceu. Lute, e você alcançará com a graça de Deus.

Deus abençoe a todos, abraço!
E viva o verdadeiro Amor!
0