Árvore de natal: Estrela de 5 ou de 4 pontas?


Caramba, essas ultimas semanas do ano é sufoco: provas, festejos de comunidades vizinhas e confraternizações. Finalmente arrumei um tempo pra colocar algo interessante no blog.

Hoje resolvi escrever sobre isso, pois me chamou atenção quando perguntei para o meu pai, ao vê-lo consertar a madeira que representa o céu de um presépio, porque a estrela guia dos reis magos tinha quatro pontas, então ele me disse: "Ano passado, o pároco falou que a estrela é de quatro pontas, pois representa os quatro cantos da terra."

Então, a estrela de cinco pontas não tem significado, assim sendo, em termos de natal. E pensando mais, faz muito sentido o seguinte pensamento: a luz é algo que se propaga por todos os lados, e a melhor representação de uma fonte luminosa puntiforme, na física, seria quatro raios (pontas) saindo da mesma. Além disso, a estrela representa o símbolo do católico autêntico, pois cada cristão deve ser uma fonte luminosa que leva os outros homens a Cristo.

Ai você me diz: "Nada a ver, vou continuar usando cinco pontas!". Beleza, não temos obrigação nenhuma de usar, contudo fica ai o entendimento do verdadeiro significado natalino da estrela guia.

Abraço, até a próxima!

Comentários