O verdadeiro Cristão



Muitas vezes nos intutulamos cristãos, mas o que é de fato ser cristão? É ir à missa e assistir comportado, sem prestar atenção, e dizer: "eu cumpro minha parte, assisto a missa todos os domingos"? Será que é bater a porta na cara dos nossos irmãos protestantes, quando vem em nossas casas, porque se vê no direito de estar na "religião" certa e pronto, sem buscar conhecer os dogmas da fé Católica?

Nós já vimos pelas indagação das perguntas acima que não é bem por ai.

Não julgar
O que acontece muitas vezes é que nós começamos a nos perguntar: "a, fulano num vai a missa, então não vou." ou "nossa, aquela pessoa ali num da o lugar aos mais velhos, porque eu vou dar?" ou mesmo "Não vou pra igreja, só tem gente arrogante ali...".

Será que esse posicionamento esta certo? Vamos ver o que a bíblia diz sobre isso:
Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. (Colossenses 3,13)
Ou seja, não importa o que nosso irmão faça ou deixe de fazer, devemos estar sempre prontos para perdoá-los, assim como nosso Pai sempre nos perdoa, ou já perdoou por erros que ainda nem cometemos e que temos de lutar para não comete-los. E isso vale para todos os irmãos, sendo ou não Católicos Apostólicos Romanos.

Amar
Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito.(I São João 4,11s)
Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.(I São João 4,20)
Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão. (I São João 4,21)
Assim fica bem claro que devemos amar a Deus antes de tudo, mas se não amamos o nosso próximo, esse amor ao Pai é mentiroso, falso, e a Deus ninguém engana.

Por isso, além de não julgar, devemos amar a todos, mesmo aqueles que nos aborrecem, que nos entristecem, porque o amor, esse que vem do alto, do Pai, tem o poder de reverter tudo, a ponto de deixar o nosso próximo perplexo diante das ações que o Santo Espírito nos incumbe a fazer.

Conhecer
É verdade: uma pessoa só pode subir uma montanha, se entende de alpinismo; assim como um médico só pode fazer uma cirurgia se entende o que é ser um cirurgião e sabe lidar com cada aparelhagem necessária para o ato.

Ser católico, não é muito diferente. Já vi muitos cristãos desistindo da doutrina católica porque não conheciam e não conhecem os dogmas da fé católica e/ou foram enganados por falsas ideologias.
Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto.(São Mateus 7,7)
Perguntaram-lhe: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não conheceis nem a mim nem a meu Pai; se me conhecêsseis, certamente conheceríeis também a meu Pai.(São João 8,19)
Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus;(São Lucas 12,8)
conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.(São João 8,32)
Por isso, se você quer mesmo ser fiel, busque, conheça. Pois não importa o quanto conheçamos no momento, só Deus é possuidor de toda a verdade, apesar de Ele já nos ter revelado muitas coisas através de seus enviados e até através de nós mesmos... Sem percebermos, somos instrumentos Dele.

Conclusão
Ser Católico é muito mais. É estar presente, é sempre buscar conhecer, numa curiosidade singular, que vem bem acampanhada da humildade.
Ele <<Jesus>> respondeu: A vós é concedido conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros se lhes fala por parábolas; de forma que vendo não vejam, e ouvindo não entendam.(São Lucas 8,10)
Ser Católico é saber acolher, saber amar, mesmo aos nossos irmãos separados. É saber dar uma palavra de verdade, seguindo o nosso Mestre, muitas vezes através de parábolas.
Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda? Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me! Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens. (São Mateus 19, 16-22)
Ser católico está além de observar os mandamentos, é um abandonar-se, sem se deixar para trás, no caminhos de nosso grande Mestre, Jesus Cristo.

Comentários